10 trilhas mais fáceis de fazer na Chapada dos Veadeiros

Post por Trilheiras na Estrada

 

Além das trilhas que ligam a belíssimos atrativos dentro do Parque Nacional, a Chapada dos Veadeiros é conhecida por suas incontáveis e paradisíacas cachoeiras. Muitas delas dentro de fazendas da época do garimpo e municípios que rodeiam o Parque. Com uma das formações rochosas mais antigas do planeta, e a mais antiga da América Latina, o lugar encanta a todos. São cerca de 1,4 bilhões de anos de formação geológica! A Chapada dos Veadeiros tem em seu território milhares de nascentes dando forma a incontáveis cachoeiras, assim também sendo reconhecida como berço das águas.

E no meio desse paraíso de trilhas e cachoeiras viemos dar dicas de trilhas leves e com médio esforço na Chapada dos Veadeiros.

 

 

Poço Encantado - a trilha mais fácil da Chapada dos Veadeiros
Poço Encantado – Chapada dos Veadeiros

Dica 1 – Poço Encantado (Teresina de Goiás)

Trilha – 500 mt – Fácil

Com sua exuberante queda de 20 metros na época das águas e seu poço com 50 metros de diâmetro cheio de peixinhos em sua margem  a trilha para curtir a Cachoeira Poço Encantado é uma das mais fáceis da região. São apenas 300 metros de caminhada. A  trilha inicia na chegada ao estacionamento, aonde é existe uma bica com água pura da nascente para se refrescar em dias quentes. No espaço também existe uma estrutura com restaurante. No caminho de calçamento de pedras, se chega a uma belíssima ponte que atravessa o Rio de Pedra,  em seguida vem a parte da trilha com areia como se estivesse e uma praia. “Segundo geólogos que estudam a região, a Chapada dos Veadeiros já foi o fundo do mar na época da pré-pangeia”. Caminhadinha fácil se chega então a belíssima Poço Encantado umas das mais belas paisagens da Chapada dos Veadeiros, imperdível.

 

 

Dica 2 – Cachoeira São Bento (Alto Paraíso)

Trilha – 300 mt – Fácil

A cachoeira São Bento é um belíssimo santuário da natureza, está localizada dentro da fazenda de mesmo nome. A trilha se inicia já ao lado do estacionamento na entrada da fazenda, nos primeiros 100 metros de trilha se chega a um belíssimo lago com um deck de madeira para contemplação e fotos, seguindo a trilha mais a frente outro deck que dará acesso ao rio e a um refrescante banho, e nos 100 metros finais de caminhada se chegara a majestosa Cachoeira São Bento com seu poço de visual encantador.

 

 

Dica 3 – Cachoeira São Félix (Cavalcante )

Trilha- 500 mt – Fácil

Depois de trilhar 60km off Road pelo cerrado deslumbrante e preservado de Cavalcante se chega ao Povoado de São Domingos vilarejo que dá acesso a fazenda que fica a Cachoeira São Felix, após a chegada ao estacionamento a trilha se inicia por dentro do cerrado e logo se chega a uma ponte que passa por cima do delicioso rio São Felix, com mais 200 mt de caminhada em terreno plano chegamos a praia de água doce da Chapada dos Veadeiros a Cachoeira São Félix, um oásis no meio do cerrado. E depois de passar o dia curtindo esse paraíso ainda dá para almoçar um simples mas delicioso almoço caipira feito por nativos da região.

Dica 4 – Poço Encantado – Fazenda Veredas (Cavalcante)

Trilha 500 mt – Fácil

Depois de subir com carro traçado a serra da belíssima e histórica Fazenda Veredas o trilheiro dará de encontro com a ponte para chegar aos locais de banho e contemplação como a Cachoeira Poço Encantado, margeando o rio em poucos metros se chega a ela que é apenas uma de mais 7 cachoeiras da Fazenda Veredas. Uma curiosidade é que as águas desse belíssimo Complexo de Cachoeiras são as mesmas que abastecem a cidade de Cavalcante e registrada a presença do Pato Mergulhão, espécie ameaçada de extinção seu habitat são águas extremamente limpas, devido sua importância de tornou símbolo das águas do cerrado.

 

 

Dica 5 – Pratinha (Cavalcante)

Trilha 400mt – Fácil

No Complexo de Cachoeiras do Prata o acesso a lindíssima Pratinha se inicia a partir do estacionamento adentrando pela cidade de pedra com esculturas naturais de pedras de até 4 metros de altura, mais a frente 100 metros se chega ao mirante da Pratinha, lá se avista por cima a cachoeira, continuando a trilha se chega ao acesso por baixo, formada por 4 quedas uma ao lado da outra o visual é paradisíaco, além da Pratinha o Complexo do Prata tem mais 7 atrativos surreais, vale a visita.

 

 

Dica 6 – Vale da Lua- (Alto Paraíso)

Trilha 2km – Fácil

O belíssimo Vale da Lua esculpido  pelo rio São Miguel é uma das paisagens mais visitadas da Chapada dos Veadeiros, de trilha fácil 2km ida, passando por cenários que merecem aquela parada para foto. Ao fim da trilha se chega às piscinas naturais para aquele delicioso mergulho! Ir cedo para aproveitar o menor fluxo de pessoas é o ideal para este cenário.

 

 

Dica 7 – Santa Bárbara – (Cavalcante)

Trilha 2km – Fácil

A paisagem mais compartilhada da Chapada dos Veadeiros é a da Cachoeira Santa Bárbara, não é por menos, ela exibe um belíssimo poço de azul turquesa onde todos saem encantados com tanta beleza da rainha da Chapada dos Veadeiros, sua trilha é curta de 2km ida, exigindo esforço na pequena escalaminhada a 100 metros antes de sua chegada.

 

 

Dica 8 – Loquinhas – (Alto Paraíso)

Trilha 800 metros – fácil

Um bibelô dentro do cerrado a cachoeira loquinhas se destaca por seus 14 poços verde esmeralda distribuído pela Trilha Violeta e Trilha Loquinhas de 800 metros quase toda feita por decks de madeira e com bancos para descanso, um convite a toda família.

 

 

Dica 9 – Vale das Araras – (Cavalcante)

Trilha de 1.700 metros – média

A 5km do centro de Cavalcante se encontra o belíssimo Vale das Araras banhado pelo Rio São Bartolomeu formando cachoeira e o maravilhoso Poço do Buriti.A trilha das Araras é de 1.700 metros de mata fechada toda na sombra,com vários exemplares da fauna e flora brasileira catalogadas.

 

 

Dica 10 – Corredeiras e trilha da Siriema (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros)

Trilha de 400 metros – Fácil

A trilha das  Corredeiras se destacam por ser umas das poucas trilhas da Chapada dos Veadeiros com acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, se estiver acompanhado de um guia ele pode comunicar a administração do Parque sobre a necessidade de acesso com carro. Ao chegar no estacionamento logo se vê o deck de madeira construído até às margens das Corredeiras.

A trilha da Siriema 800mt  ida e volta em terreno plano levando ao córrego rodoviárinha, seu auge é na época das chuvas .